São Luís: há 21 anos a celebrar o Carnaval.

No dia de Carnaval, São Luís cumpriu a tradição, com mais de 20 anos, de comemorar o Carnaval. Este ano o desfile, o único no concelho de Odemira, incluía carros alegóricos à Greta e à defesa do ambiente. O passado mais distante esteve presente, com a tribo das cavernas, bem como a atualidade, com o hospital do cornovírus. A boa disposição reinou e  para o ano há mais.  Uma reportagem de Vítor Silva e Rodrigo Vieira com música de André Godinho e João Mateus.

CASA DO POVO DE SÃO LUÍS no Dia Mundial da Rádio.

3 de fevereiro é o Dia Mundial da Rádio. Fomos à Casa do Povo de São Luís, respondendo a um convite da animadora Fernanda Rosário. Depois da atuação de Marco Quintino, que também um dia falará para a RIO sobre o seu projeto, estivemos à conversa com alguns dos que frequentam esse espaço de boa disposição e amizade. Recordámos memórias da rádio, de retalhos da vida e da poesia popular. Ficou a promessa que haveremos de voltar em breve, para mais recolha de memória oral, antes que se perca.

A Festa da Semente sua 9ª edição

A Festa da Semente cumpriu a sua 9ª edição, a primeira em Vale de Santiago. O principal objectivo da Festa da Semente é partilhar e preservar as sementes locais e tradicionais, que são um tesouro cultural e uma mais valia para o ambiente e a nossa saúde.
A festa incluiu palestras e workshops, este ano com a novidade das sementes florestais, um almoço comunitário, a apresentação das AMAPS, um espaço para crianças . Ana Alentejana fechou a festa com as suas músicas tradicionais.

O Rancho de Cantadores de Paris vão lançar o álbum Alentejo

O Rancho de Cantadores de Paris vão lançar o álbum Alentejo Ensemble, gravado em Portugal, com a participação de vários grupos de Cante alentejanos e músicos como Celina Duarte ou Pedro Mestre.
Gravado para celebrar o quinto aniversário da declaração de Património da Humanidade pela UNESCO, o disco servirá para dar a conhecer o Cante em França, e não só.
Para a prensagem do disco, os Cantadores de Paris precisam da ajuda de todos. Aqui na RIO acreditamos que um Povo que canta não morrerá.

Pedro Mestre falou-nos da cultura e da tradição populares

Pedro Mestre falou-nos da cultura e da tradição populares. Referiu ainda a importância da sua divulgação, para que não se perca este tesouro, e ele possa passar para as mãos da novas gerações, o que já está a ser feito, como ele nos explica. A qualidade da arte de Pedro Mestre já lhe valeu, em 2016, a atribuição do prestigiado prémio Carlos Paredes, um justo reconhecimento também pelo seu trabalho na divulgação da cultura popular do Alentejo.

Sonoridades e Sabores 2020 em Colos.

O Sonoridades e Sabores 2020 encerrou este ano em Colos, no restaurante Eira da Lagoa. A RIO esteve presente e captou alguns dos momentos altos do evento, mostrando a cultura popular e os seus executantes mais genuínos. No final, Antero Silva, o grande responsável pela organização destes encontros, fez o balanço deste ano e promete que o Sonoridades e Sabores vai continuar a contribuir para a divulgação das tradições do concelho de Odemira.
RIO - Rádio Internacional Odemira

Ele aceitou registrar em Vídeo aquilo que nunca quis escreve

Odemira é uma terra de poetas populares, como Leonel Guerreiro, que compõe os seus poemas de cabeça, sem escrever uma única linha.
Costumava dizer que os seus poemas iriam um dia com ele para a terra da verdade. Até que a RIO se cruzou com ele na Ribeira do Salto e Leonel Guerreiro aceitou registar em áudio aquilo que nunca quis escrever.
Será com prazer, que o receberemos em março nos nossos estúdios, será mais um contributo da RIO para a preservação da cultura popular do concelho de Odemira.

Sonoridades e Sabores (Reliquias)

A RIO esteve no Café Miguel, na Ribeira do Salto no evento Sonoridades e Sabores.

Tivemos a oportunidade de entrevistar o Pedro Mestre (Tocador de campaniça), Jorge Mateus (Acordeonista), Leonel Guerreiro (Poeta Popular), e Antero Silva (Organização), um excelente vídeo para assistir e recordar valores do Alentejo!!!

Poesia e música na biblioteca (Odemira)

Emitimos os versos recitados pelo grupo de poesia Bocados Brutais e a música dos Vint' Veri no marco das atividades do 25 de Abril em Odemira.

MTB Odemira 2018

Na RIO gostamos do lado espectacular do desporto. Encanta-nos a evolução dos atletas no espaço e as bicicletas da orientação em MTB deram movimento às ruas de Odemira.  

Vídeo: Thomas Ortegat-Traen