Conheça os projetos da RIO para 2020

Gaiatos no ar

image66

  

A RIO – Rádio Internacional Odemira pretende desenvolver, durante este ano letivo de 2019-2020, um projeto denominado “Gaiatos no ar”, destinado aos alunos da Educação Pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Odemira.

Este projeto pretende iniciar nas crianças o gosto pelo conhecimento e pelos livros e, por isso, ser desenvolvido em colaboração com as bibliotecas escolares dos Agrupamentos, visando desenvolver uma atitude facilitadora da literacia da leitura, dos média e da informação, entendidas como bases para o desenvolvimento de competências essenciais no percurso escolar futuro. O trabalho a desenvolver será igualmente importante na criação de hábitos de trabalho em grupo e na planificação de tarefas.

Em linhas gerais, o projeto consiste na deslocação aos jardins de infância, ao longo do ano letivo, de elementos da equipa da RIO, para interagirem com as crianças, de formas variadas, em trabalho colaborativo com as educadoras:

· Selecionar livros na biblioteca do Agrupamento e, posteriormente, fazer a sua divulgação, recomendando a sua leitura aos colegas de outros agrupamentos, amigos e pais, o que implicará a gravação de pequenas peças áudio com opiniões e/ou comentários e notícias sobre os livros selecionados, o que pressupõe a planificação dos momentos da tarefa e a aquisição das técnicas de gravação e de edição áudio em podcast das mensagens das crianças referentes aos livros a sugerir, bem como o uso do correio eletrónico. 

· Colocar questões simples sobre qual o significado para as crianças de algumas palavras.

Conteúdos curriculares

· Formação pessoal e social 

- Solidariedade e respeito pela diferença de sensibilidades e opiniões;

- Atitudes e comportamentos não discriminatórios;

- Educação estética;

- Educação para a cidadania.

· Tecnologias de informação

- Uso do computador para produzir produtos multimédia, com o apoio de adultos; 

- Cumprimento de regras de segurança estabelecidas na utilização dos equipamentos e ferramentas digitais.

Objetivos

- Conhecer e identificar os média; 

- Aprender a decidir e justificar os seus gostos e preferências; 

- Desenvolver a comunicação oral; 

- Participar na definição de regras de trabalho e segurança.

Observações

- Estas atividades devem envolver as famílias, como forma de informação e sensibilização:

‑ Apresentação do projeto em reunião de pais e encarregados de educação (educador(a) e/ou biblioteca do Agrupamento), onde será pedida autorização para o uso de voz e imagem das crianças.

‑ Um workshop de formação e o acompanhamento dos participantes (crianças e educadoras) na utilização dos média serão assegurados pela equipa da RIO.

Na eventualidade deste projeto ser acolhido pelos agrupamentos, ele deverá ser incluído nos respetivos planos anuais de atividades, pois, como ficou dito acima, será desenvolvido ao longo do ano letivo. Assim será possível uma avaliação segura e fundamentada dos objetivos visados. 

Este projeto, agora apresentado, está integrado num projeto mais alargado que pretende estender o apoio à literacia da leitura e dos média, a todos os níveis de ensino nos três próximos anos letivos, se essa for a vontade e o interesse dos Agrupamentos.

Vizinhos

A RIO (Rádio Internacional Odemira) é um projeto de comunicação social que, para além de ser um projeto comercial, é, sobretudo, um projeto social, cultural e educativo. 

O projeto RIO usa as potencialidades dos média para produzir conteúdos áudio, vídeo e informação digitalizada, pretendendo desempenhar um papel interventivo no meio local, embora não se esgote nele, através de uma série de atividades e projetos que promovam a coesão territorial, a harmonia social, a valorização cultural e ambiental.

Neste sentido, a RIO pretende produzir e realizar um programa semanal de divulgação da atualidade das freguesias e do município de Odemira, denominado Vizinhos, visando:

- Aproximar os naturais do concelho ou que se interessam por ele, mas se encontram a residir noutros pontos do país e do estrangeiro; 

- Dar visibilidade às freguesias e suas aldeias, montes e lugares, divulgando a riqueza do quotidiano das populações nas suas atividades e vivências;

- Assegurar um serviço informativo de proximidade, através de correspondentes nas freguesias e parcerias com associações locais para poder noticiar e divulgar em tempo útil eventos e acontecimentos;

- Realizar reportagens e entrevistas a empresas e a atividades económicas de todas as dimensões;

- Entrevistar figuras locais (nacionais e estrangeiras) típicas ou com atividades e projetos relevantes;

- Recolher memória oral junto da população idosa das freguesias;

- Realizar transmissões diretas de eventos relevantes;

- Promover concursos pré-gravados ou em direto, que divulguem a cultura local;

- Produzir e difundir jingles de Boas Festas e outras épocas festivas;

- Realizar vídeos de valores naturais, culturais e económicos;

- Produzir e divulgar publicidade institucional e avisos à população.

SAIBA MAIS!!

image67

Clube de Amigos da RIO

image68

A RIO – Rádio Internacional Odemira pretende criar um Clube de Amigos constituído por todas as pessoas que dele queiram fazer parte, como forma de apoiar um projeto com forte componente local, independente e aberto à participação da comunidade.

Os membros do Clube dos Amigos da RIO pagam mensalmente 5€ por transferência bancária automática, autorizada por assinatura de contrato específico, passando a usufruir de um conjunto de serviços e vantagens:

- Dispor de espaço de divulgação e transmissão de ideias, opiniões e projetos, através da gravação de áudios que serão integrados na emissão, num espaço da grelha de programação, designado Amigos da RIO;

- Usufruir de um desconto de 5% nas compras em estabelecimentos e lojas aderentes ao Clube;

- Entrada livre ou redução no preço de entrada nos eventos de carácter diverso organizados e promovidos pela RIO;

- Acesso livre à “Memória da RIO”, um centro de documentação digital, em constante atualização, onde poderão ser consultados jornais, revistas e outros materiais, nacionais e estrangeiros, desde os anos 80 do século XX até à atualidade;

- Usufruir de outros serviços e benefícios que venham a ser criados pela RIO.

Obrigado por ajudarem a crescer este projeto de serviço público.

Entre em contato

Ou se preferir , venha nos visitar.

Nossos clientes são importantes para nós. Ficaríamos contentes em receber a sua visita durante nosso horário comercial.

RIO- Rádio Internacional Odemira

Odemira, Beja, Portugal

Rua Alexandre Herculano, nº42, Odemira E-mail: radiointernacionalodemira@gmail.com

Horas

Aberto hoje

09:00 – 17:00

envie-NOS uma mensagem

Cancelar